Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











domingo, outubro 15, 2006

A Vanda e Muhammad Yunus

Raramente escrevo aqui sobre assuntos que são notícia estafada pelos jornais, rádios e televisões no Mundo inteiro… mas como dizer não a uma irmã que nos trata por maninho?

“Maninho,
Como sabes o Prémio Nobel da Paz foi atribuído ao Prof. Yunus e ao banco Grameen. Sugiro que faças um pequeno texto sobre o tema para o teu Blog ... Ficava lá bem, as Instituições de Microcrédito estão presentes em todo o mundo, da Noruega a Timor, mas com especial incidência nos ditos Países em Desenvolvimento, e em todos os PALOP.
Como sabes estudei muito este assunto (relacionando o mesmo com o Desenvolvimento Rural) e envio-te uma fotografia para a ilustração.
Aqui fica a sugestão,
beijos e abraços,
Vanda”
Esta foto de Timor faz parte do espólio dos afectos desta minha irmã que, um dia, para lá foi ensinar português e por lá deixou a alma… a causa de Timor foi, de resto, a mais bela causa colectiva que os portugueses foram capazes de levar a bom porto.
O Professor Yunus é, pois, um homem especial. Tão especial que vai utilizar o dinheiro do prémio para construir um hospital oftalmológico e uma empresa para fornecer alimentos a pessoas pobres no Bangladesh.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois, era tão fácil, erradicar certas coisas do mundo, existisse para tanto a vontade. Boa semana

inominável disse...

que alegria, haver pessoas assim!

Ida disse...

Há uns 4 anos, usei um texto sobre esse homem e suas ações em uma prova de Português para Estrangeiros. Os alunos ficaram muito curiosos e eu, fiquei contente, há dois dias, ao ver o trabalho de formiguinha recompensado.
Vá, não vai ser assim tão mal para a reputação deste blog esse post! :)

inominável disse...

só mais um comentário, motivado pela referência ao ensino de português em Timor, e no resto do mundo, em geral...

que pena que será o Instituto Cabrões a tratar de coisas tão importantes, em nome de POrtugal... agora que o Ministério lavou as mãos dessa responsabiliade...

e eu sei do que falo...

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores