Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











segunda-feira, setembro 07, 2009

O valor das notícias


O lucro da EDP subiu no ano passado 20%, para 1092 milhões de euros, anunciou a empresa em Março passado, explicando que se tratou de um resultado que saiu ligeiramente acima do esperado. Foi ainda melhor, portanto…
A Galp alcançou lucros de 125 milhões de euros no último trimestre de 2008, uma subida de 198,8% face a igual período do ano anterior. Quase 200%... Os resultados superaram as estimativas, disseram os analistas, quase como quem pedia desculpa por lucros tão obscenos.
No mês passado, a Portugal Telecom (PT) anunciou que os seus lucros semestrais aumentarem em 1,7 % para 256,1 milhões de euros. Também neste caso, a subida dos lucros da empresa ficou acima das previsões dos analistas.
O Banco Espírito Santo fechou o primeiro semestre com lucros de 246,2 milhões, menos 6,8% do que no mesmo período do ano passado, mas acima do esperado pelos analistas.

Tudo isto, dados publicados pelos média. Assim mesmo, sem mais nem dúvidas...
Daqui concluo que ou os analistas financeiros portugueses são uns nabos ou andam a cantar de ouvido… fazendo os fretes aqueles que pretendem fazer passar a ideia de que a crise obriga a cortes orçamentais, a despedimentos, a reduções salariais, ao encerramento das empresas… ajudando a criar a sensação de que vale tudo para manter o posto de trabalho, até mesmo aceitar o inaceitável.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esses todos que nomeou, Carlos, são os ladrões do costume, que tomaram em suas mãos, a sustentabilidade do Planeta!
Dá vontade, de lhes chegar a roupa ao pêlo, forte e feio!!! O POLVO!
Pensarão que somos todos uns palhaços?! É preciso ter lata!

Anónimo disse...

E já agora, os Media são o maior embuste da nossa civilização... andam ao serviço do dinheiro e a enganar tudo e todos... pelo menos é o que tenho visto e por isso, tenho de estar sempre de pé atrás, quando escolho um programa de TV para ver. É que não são isentos... são intrujões. Quase nem vejo TV, salvo RTP 2 de longe a longe e agora os debates...
E os outros partidos?! por onde andam?! Ninguém sabe deles. APRE!

AddThis

Bookmark and Share

Arquivo do blogue





Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores