Memórias de muitos anos de reportagens. Reflexões sobre o presente. Saudades das redacções. Histórias.
Hakuna mkate kwa freaks.











segunda-feira, dezembro 07, 2009

Um calor de morte


Se não foram diminuídas as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, o aquecimento global irá provocar alterações climáticas de consequências catastróficas para a vida na Terra. Isto parece ser uma certeza, a acreditar em algumas teorias científicas. Mas como o desastre não está marcado para amanhã, os políticos tentam ganhar tempo e adiam consecutivamente as decisões. Como se aquilo que não vai acontecer no nosso tempo de vida, não tivesse de ser acautelado aqui e agora. Ora, se os políticos sabem quais as decisões que têm de tomar e não as tomam, por alguma razão será. Na verdade, a capacidade de executar as decisões que deveriam ser tomadas não está nas mãos dos políticos. Está nas mãos dos capitalistas. São eles quem decidem se as industrias continuam a poluir (porque lhes sai mais barato), são eles que decidem que os hidrocarbonetos continuarão a ser queimados para que as maquinarias não parem, são eles quem decidem quanto e quando se investe na investigação de energias alternativas e renováveis. E enquanto não lhes der jeito alterar o paradigma do “negócio”, nada irá mudar. É por isso que os governos de todo o Mundo não fazem nada para impedir o aquecimento global. Não está nas mãos deles.

7 comentários:

Manuela Araújo disse...

Espero bem que o CN não tenha razão, embora o tema...
Os políticos foram eleitos (a maioria), bem ou mal, são eles que devem decidir, e para isso devem ter em conta a vontade das pessoas, não só os que os elegeram como todos os que governam. E deviam ter uma visão mais alargada à escala global.
Bem sabemos que o poderio económico, as grandes corporações, é que têm dominado e ESTRAGADO este mundo, mas não acha que está na HORA de MUDAR?
São necessárias metas ambiciosas para a REDUÇÃO das emissões de gases com efeito de estufa, é necessário que os países menos desenvolvidos sejam ajudados, pois são os que mais sofrem com as alterações climáticas e que menos culpa têm.
Não teremos que dar o sinal de que estamos atentos? Ou será que não estamos?

Anónimo disse...

Nas nossas é que não está Carlos... pelo menos se esses gabirus nada fizerem.
Como sou anti Nova Ordem Mundial e por isso uma bruxa que deveria ir parar à fogueira... :) Uma coisa lhe digo, resta-nos rezar, não por nós, mas pelos nossos filhos!
O próprio comentário é uma antítese, mas já não sei que mais hei-de dizer desses f&%$#" da P$&$!
Como disse Churchil, nunca tantos foram governados (manipulados) por tão poucos!

Unknown disse...

Tuas conclusões me deixaram melancólica... mas tenho que concordar com elas =/

dedo politico disse...

Não poderia estar mais de acordo com Carlos Narciso, quando diz:

"É por isso que os governos de todo o Mundo não fazem nada para impedir o aquecimento global. Não está nas mãos deles."

De facto, os políticos (dos países industrializados ou aspirantes a isso) mandam tanto nos países que governam, quanto nós mandamos neles.

Este flagelo, do aquecimento global, só chegará a um consenso final quando for levado a cabo um combate sério e forte contra os lobbies que exercem pressões e manipulam estes políticos!

Essa luta já teve inicio…

Hugo Chavez, ao reinventar a luta comunista contra o capitalismo e ao ser apoiado pelas classes mais desfavorecidas, poderá trazer muito incómodo a estas super-potências e muitos dissabores aos grupos económicos que (estes mesmos políticos) representam!

Mais casos destes, se seguirão!

Anónimo disse...

Está à vista, a bondade dos "nossos" líderes!
É só ver o que está nesse link!


http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1429474

Anónimo disse...

E mais outra!
Esta tem a ver com o Maldito Tratado de Lisboa!

http://www.youtube.com/watch?v=agI5ePlxGgo

Anónimo disse...

Bom dia Carlos,
Com o devido respeito e reverência,

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=24931&catogory=Opini%E3o

Muito importante para reflectir, este seu artigo.

AddThis

Bookmark and Share




Acerca de mim

A minha foto
Jornalista; Licenciado em Relações Internacionais; Mestrando em Novos Média

Seguidores